CBMMG combate quatro incêndios em vegetação, em Ituiutaba

Na tarde desta segunda-feira, 29 de maio de 2023, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar foi acionado para algumas ocorrências de incêndio em lote vago/em vegetação no perímetro urbano de Ituiutaba (MG).

Segundo informações obtidas pelo Canal Janela Aberta, através do CBMMG, a primeira ocorrência ocorreu na Rua Vinte e Seis com a Avenida Quinze, no Centro da cidade, por volta das 15h.

Em seguida, às 15h50, os militares foram novamente acionados na Rua Oliveiros José da Assumpção, no Bairro Nova Ituiutaba 2 para combater um incêndio em vegetação.

Cerca de uma hora depois, o terceiro, na Rua Joaquim Martins Faria, no Bairro Nova Ituiutaba 3.

Por fim, às 20h, ocorreu um quarto incêndio, em um terreno extenso, no Bairro Independência, na Avenida Redenção.

Os bombeiros militares deslocaram-se rapidamente para os locais dos fatos, e, utilizando técnicas de combate a incêndio florestal, debelaram todas as chamas.

Em cada incêndio, a forma de ação para extinguir as chamas depende, dentre outros fatores, das características do terreno, de modo que varia em alguns casos é feita utilização de água do caminhão de combate a incêndio, ou como ocorreu no bairro Independência, foi necessário utilizar abafadores e outras técnicas próprias para tal fim, totalizando cerca de 1h30min de duração o combate direto ao fogo.

Em todos os chamados, os bombeiros militares conseguiram controlar as chamas e garantiram que os focos fossem debelados, preservando a segurança da população e das residências dos arredores.

Os incêndios trazem significativos prejuízos a saúde causados pela fumaça tóxica, tanto para os moradores quanto para pedestres e motoristas que passam pelos locais, ou seja, para todos que têm contato com a mesma.

Além disso, a fuligem contamina as casas e afeta o nível de umidade relativa do ar na região, contribuindo para um tempo ainda mais seco.

O Corpo de Bombeiros orienta a população a realizar a limpeza e conservação dos lotes sem a utilização de fogo, devido aos diversos danos causados por essa prática e pelo fato da ação ser crime, passível de prisão.

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos