A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), atendendo à orientação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), lança a Chamada Fapemig 003/2020 Programa de pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde.
A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que promovam a formação e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Estão previstos recursos da ordem de R$ 1,7 mi. “Acreditamos que serão apresentadas possíveis soluções para problemas prioritários da saúde pública de Minas, possibilitando a sua aplicabilidade e incorporação no sistema”, observa a chefe do Departamento de Parcerias Públicas (DPP) da Fapemig, Simone Rodrigues.
Pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), sediadas em Minas Gerais e cadastradas junto à fundação, podem apresentar suas propostas por meio do Sistema Everest até o dia 10/9.
A Chamada Fapemig 003/2020 pode ser consultada, na íntegra, neste link. Para dúvidas e outras informações, está disponível o contato pelo Fale Conosco.
Pesquisa em Saúde
O Programa de Pesquisa para o SUS é uma iniciativa de desenvolvimento científico e tecnológico, que busca atender às peculiaridades e especificidades de cada estado.
O Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde é o coordenador nacional do programa que conta com parcerias, em nível federal, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e estadual, com as Fundações de Amparo/Apoio à Pesquisa (FAPs), as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
Simone Rodrigues esclarece que o recurso financeiro disponibilizado compõe o saldo remanescente existente do Convênio PPSUS n° 837584/2016. As entidades envolvidas se manifestaram favoravelmente à destinação do recurso para a nova ação de fomento, como forma de dar continuidade ao fortalecimento da gestão do SUS em Minas Gerais.
Via: Agência Minas