spot_img

Notas do Enem 2019 já estão disponíveis: veja como acessar

Compartilhe

Já estão disponíveis, na manhã desta sexta-feira as notas das provas abertas e a pontuação na redação dos 5 milhões de estudantes que fizeram o Enem 2019. As notas estão disponíveis no endereço https://enem.inep.gov.br/participante e no aplicativo do Enem. O login é feito com o CPF e a senha cadastrada. Quem esqueceu o código pode recuperá-lo no próprio sistema.

O bom desempenho pode garantir vaga no ensino superior. Essa média é usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite acesso a universidades públicas, ingresso direto em universidades particulares e financiamentos como o ProUni e o Fies.

Além disso, a nota do exame também é ‘passaporte’ para o ingresso em faculdades em Portugal. “Para o aluno que busca entrar no ensino superior, o Enem é o caminho mais interessante. Permite acesso ao ensino gratuito nas federais, às universidades particulares, aos programas de bolsas e ainda permite estudar fora do país”, afirma Marcelo Batista, professor de Redação do Bernoulli, do QI Pré-Vestibular e diretor da Qualoo Escola Criativa. O Sisu fica aberto para submissão das notas entre 21 e 24 de janeiro.

A ansiedade é tanta pelo resultado, que muitos estudantes só querem falar sobre o Enem depois de saberem se obtiveram bom desempenho. As redações são corrigidas por mais de 5 mil avaliadores, que leem até 200 por dia (vistas por dois deles), com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências em jogo, um terceiro professor fará a correção. A nota final da redação é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.

Já as questões de múltipla escolha são corrigidas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para saber o resultado final, porém, não basta somar o número de questões acertadas. Em cada uma das quatro áreas de conhecimento a nota final é calculada a partir de uma escala. O desempenho médio dos candidatos encontra-se no meio dessa régua, os 500 pontos. Dessa forma, as questões são têm pesos distintos. Nesse sentido, as perguntas situadas abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes; as acima de 500, maior.

Confiança

O estudante Vitor Hamdan, de 19 anos, está superconfiante. No cursinho, se preparou por um ano. A primeira escolha é a Universidade Federal de Minas Gerais, mas caso a nota de corte não seja suficiente, olhará outras universidades públicas no estado e no Brasil. “Estou com muita expectativa com relação à redação”, afirma.

O acesso à maior parte das universidades federais, que deixaram o vestibular para trás, é por meio do Sisu. É preciso entrar no site do Sisu para se candidatar ao curso desejado, podendo optar por dois. Dia após dia há evolução das notas de corte. “É uma espécie de cotação. Muda diariamente. No dia da inscrição, aposta final. Se quiser, pode fazer no primeiro dia e não mexer de novo. Mas tem a opção de entrar nos outros dias, alterar a nota de corte e fazer modificação que ele quiser. À meia noite do dia 24, tudo definido”, ensina o professor.

Aplicação digital é a novidade em 2020

A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá aplicação digital. Com implantação progressiva, a previsão é que o novo modelo se consolide em 2026. Nesta fase piloto, os estudantes podem optar, no ato da inscrição, pelo modelo digital ou pela prova em papel. No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais, em dois domingos (11 e 18 de outubro), e os resultados serão divulgados de forma conjunta.

A mudança permitirá ao governo federal realizar o exame em várias datas ao longo do ano. O estudante poderá agendar. No ano passado, foram impressas 10,2 milhões de provas, a um custo de R$ 500 milhões. O governo aponta como vantagens do modelo digital a diversificação nas provas. As questões passam a ter vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios.

O professor de redação do Bernoulli, do QI Pré-Vestibular e diretor da Qualoo Escola Criativa Marcelo Batista acredita que o modelo digital, com mais de uma aplicação no ano, trará benefícios aos estudantes. No entanto, projeta muitas dúvidas sobre como funcionará a prova. Uma das vantagens é a aplicação mais de uma vez no ano. “Ainda é preciso saber como a avaliação vai ser feita. Se terá um local específico, quais são os métodos de segurança que vão envolver esse processo para que não haja falha. Importante ter essa fase de teste”, diz.

Cronograma

Em 2021, serão realizadas duas aplicações digitais, em datas distintas, agendadas previamente, também opcionais. A edição servirá como aprimoramento do piloto. Permanecem a aplicação regular e a reaplicação em papel. De 2022 a 2025, o Enem Digital seguirá sendo aprimorado. A previsão do Inep é realizar até quatro aplicações digitais, em datas distintas, com agendamento prévio e ainda opcional para os participantes. Em 2026, a versão será só em formato digital, permitindo aplicações regulares ao longo do ano.

Via: Estado de Minas


Compartilhe
Redação Canal Janela Aberta
Redação Canal Janela Abertahttps://canaljanelaaberta.com
O Canal Janela Aberta é um portal de notícias que traz as informações mais relevantes de Ituiutaba e de toda a região do Pontal do Triângulo Mineiro, com compromisso e credibilidade. Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade Tijucana e região. Também não deixe de acompanhar nossas atualizações no Instagram: @canaljanelaaberta.

RELACIONADOS

Podcast Canal Janela Aberta

Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Teo Vilela, cantor e compositor de Rock e MPB
01:27:25
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o presidente Arnaldo e o vice-presidente Flávio, do Corujão do Pontal
45:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o delegado regional da PCMG em Ituiutaba, Vinícius Ramalho
57:55
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Luiz Otávio, fundador da Minas Burguer
59:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Bárbara Oliveira, especialista em gastronomia e ciência dos alimentos
55:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o diretor do Boa Esporte Clube, Rildo Moraes
01:01:52
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o diretor do Boa Esporte Clube, Rildo Moraes
00:15
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a psicóloga e jurista Carinne Assis Moura
01:05:17
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor sertanejo de Ituiutaba, Dudu Montana
49:01
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Kátia Pires, empresária e educadora física da academia Fit Club
47:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Kátia Pires, empresária e educadora fisíca da academia Fit Club
01:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Everton Santos, diretor acadêmico da FacMais Ituiutaba
40:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o prefeito de Santa Vitória, Dr. Sérgio
01:00:32
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Rafael Faria.
01:13:02
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jayme Moraes, advogado e candidato à presidência do Beira Rio.
58:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Isabella Severino, analista de Marketing do Supra.
01:04:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
23:36
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta PARTE 2 com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
19:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sávio Saveran da Shop Sev7n,
32:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Kátia Pires, da Fit Club, com Carlos Geovane, do Mercadão dos Suplementos
56:39
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
25:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
19:49
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Raul Júnior, integrante do grupo de pagode Sem Censura.
01:09:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos trazendo detalhes do mega evento Hawaí Beira Rio 25/10
51:54
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com professor e vereador Vinícius da APAE
01:38:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Geraldo Lino, coordenador do curso de Medicina da FacMais
47:16
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Tenente Balduino, do Corpo de Bombeiros Militar de MG
01:07:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a empresária e professora Kátia Pires!
54:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com vice-prefeito de Ituiutaba, Douglas Guimarães!
02:56:14
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Pezão, diretor de Esportes do Beira Rio!
44:40
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Policial civil Alex Muniz.
01:45:48
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Odeemes Braz, ex-vereador e atual Assessor Especial da PMI
01:55:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Everton Santos, Diretor Acadêmico da FacMais Ituiutaba
50:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Marco Túlio.
01:29:31
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Claudio Ribeiro, e o voluntário Paulinho The Noite
01:26:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário e ex-vereador de Ituiutaba, Wellington Batuta
01:17:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
01:13:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
00:50
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sandra Gouveia (IMOT)
01:03:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Ricardo Caly Junqueira, Presidente do SIPRI
01:51:28
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a dupla sertaneja Ruan & Mancine
01:33:21
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Honorato Barber Shop.
01:13:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Donato.
01:00:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
01:06:11
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
56:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Drica Moraes, presidente da A Tijucanna Cannabis Terapêutica
01:06:32
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Rodrigues, presidente da ACII e Maurício Garvil,
01:03:27
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jéssica Shawny, Secretária de Meio Ambiente e da Causa Animal
02:26:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Rannier Lacerda, proprietário da Trend Store
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:16:07

RECENTES