Santos é rebaixado para a Série B do Brasileiro

É a primeira vez em 111 anos que o time da Baixada Santista cai de divisão

Foto: R7 Esportes

Pela primeira vez, em 111 anos de existência, o Santos foi rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro. A derrota para o Fortaleza e as vitórias de Vasco e Bahia colocaram o Peixe no seu momento mais difícil na história. Agora, só Flamengo, São Paulo e o jovem Cuiabá seguem sem nunca terem caído para divisões inferiores.

Foi um sobe e desce entre as três equipes na tabela. O Bahia foi o primeiro a marcar, saindo da zona de rebaixamento e colocando o Vasco. Minutos depois, o time da Colina abriu o placar contra o RB Bragantino e empurrou o Santos para a zona.

Quando o Atlético-MG empatou o jogo na Fonte Nova, o Bahia voltou para o grupo dos quatro do descenso. A essa altura, o Fortaleza já havia marcado contra o Santos. Mas o Tricolor de Aço voltou a ficar a frente no placar e empurrou novamente o Santos para a zona.

O jogo entre Bahia e Atlético-MG teve o primeiro tempo mais demorado da rodada. Isso fez todos os outros jogos atrasar no recomeço, já que a CBF havia orientado para que todas as partidas começassem ao mesmo tempo – tanto no primeiro como no segundo tempo.

Quando os jogos foram retomados, quem partiu para cima, tentando mudar a história do campeonato e manter a história de nunca ter sido rebaixado, foi o Santos. O empate veio logo no início da etapa complementar, mas ainda não era suficiente para sair da zona.

Se não vai por conta própria, se conta com a ajuda dos outros. Neste caso, a ajuda do Bragantino, que empatou o jogo com o Vasco e empurrou o time carioca para a zona.

O Bahia, buscando confirmar a vitória, não se retrancou e foi para cima. Deu certo, pois ampliou, aumentando o desespero na torcida vascaína.

Para colocar mais um ingrediente no capítulo final, um jogador do Bragantino foi expulso. E o Vasco, na base do abafa, conseguiu voltar a frente, colocando o Santos, mais uma vez, na zona de rebaixamento.

A essa altura, só restava vencer para o time da Vila. O Bahia fez o quarto na Fonte Nova. O desespero aumentou em Santos. Esse sentimento foi expressado pelo goleiro João Paulo, que estava fora do gol, quando Luccero mandou por cobertura.

Gol do Fortaleza. Fim de jogo em São Januário. Fim de jogo na Arena Fonte Nova. Revolta da torcida em Santos e jogadores correndo para o vestiário. O Peixe não resistiu. Em 2024, o Santos vai disputar a Série B do Brasileiro.

Notícias Relacionadas

This will close in 20 seconds