No último sábado, 31 de agosto, foi realizado em Ituiutaba um simulado de acidente com múltiplas vítimas. Às 07h00 da manhã, as instituições participantes se reuniram no quartel do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba, onde foi realizado inicialmente um simulado de mesa.
Neste momento, foi montado um cenário em um croqui e repassadas as ações que seriam realizadas, bem como o modo de atuação de cada instituição. Em seguida, às 09h00, todos os envolvidos no treinamento deslocaram-se para o Parque de Exposições da cidade, onde ocorreu o simulado prático de atendimento ao acidente com múltiplas vítimas.
A simulação recreou um cenário em que um veículo de passeio percorreu uma rodovia do Pontal do Triângulo Mineiro e, ao perder o controle, atropelou um grupo de romeiros que caminhavam pela margem da rodovia. O veículo, então, colidiu com um poste, deixando parte de seus ocupantes presos às ferragens e várias pessoas atropeladas no local. Uma pessoa que passava no momento acionou o serviço de emergência e pediu ajuda.
Os bombeiros foram os primeiros a chegar ao local e encontraram um cenário bastante complexo, com cerca de 20 pessoas feridas precisando de assistência. Para o gerenciamento da ocorrência, os militares do Corpo de Bombeiros, responsáveis pela gestão de crises e catástrofes, implantaram o Sistema de Comando de Operações (SCO), uma ferramenta gerencial utilizada em grandes catástrofes.
Equipes do Samu também chegaram ao local e, em um trabalho conjunto, as equipes médicas e os bombeiros desenvolveram ações e solicitaram o apoio das demais instituições conforme suas áreas de atuação. Devido ao grande número de vítimas, as equipes de resgate realizaram a triagem dos pacientes de acordo com a gravidade e a necessidade de prioridade para atendimento. As vítimas receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas para os hospitais conforme a gravidade apresentada. Protocolos específicos foram seguidos para garantir a eficiência do atendimento e salvar o maior número possível de pessoas.
Uma das vítimas, com ferimentos gravíssimos, necessitou de transporte urgente para um centro especializado. O Helicóptero Arcanjo foi acionado, realizou o atendimento e transportou a vítima para o Hospital de Clínicas da UFU em Uberlândia.
O Tenente André Mariano, comandante do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba e coordenador do simulado, destacou a importância do treinamento: “A realização do simulado fortaleceu a capacidade técnica e a interação das instituições participantes, aumentou a sensação de segurança da população e disseminou a cultura de autoproteção, criando uma sociedade mais resiliente aos desafios diários das cidades.”
Participaram do simulado: Corpo de Bombeiros Militar, Helicóptero Arcanjo, Samu, Polícia Militar, Polícia Civil, Settran, Defesa Civil, Concessionária Ecovias do Cerrado, Usina CMAA, e Secretarias Municipais de Saúde, Agropecuária, Trânsito e Educação. A rede hospitalar pública incluiu o Hospital São José e a UPAMI (Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba), e na rede privada, o Hospital Nossa Senhora da Abadia, além de outras instituições públicas e privadas e profissionais da área da saúde.