O Canal Janela Aberta traz, em matéria exclusiva, o caso dos alunos de Santa Vitória que se viram impedidos de realizar a prova para concorrer às vagas do IFTM de Ituiutaba, em prova que aconteceu no último domingo, dia 15 de dezembro de 2024, com início às 09h. Os alunos teriam sido impedidos em função de um atraso na chegada do ônibus, que segundo relatos, foi de aproximadamente 5 minutos e fruto de diversos fatores.
O ônibus saiu da Praça da Prefeitura de Santa Vitória às 06h45min com 45 alunos de diferentes escolas de Santa Vitória a bordo. Por volta de 20 minutos depois, durante o trajeto, o ônibus teria apresentado falhas mecânicas e precisou ser substituído por outro. Os alunos reportam que foram impedidos de sair do veículo enquanto aguardavam por um novo ônibus, que chegou em torno de 15 minutos depois do ocorrido, permitindo a retomada do caminho para Ituiutaba.
Ao chegar em Ituiutaba, o motorista teria, ainda segundo relatos, seguido sentido IFTM. Porém, a prova seria realizada em outro local: a Escola Estadual Coronel Tonico Franco, a aproximadamente 6km de distância do local ao qual o motorista se dirigia. Ao ser alertado, o motorista teria corrigido o trajeto rumo ao local correto de realização da prova.
Os alunos teriam chegado à E.E. Tonico Franco por volta de 08h35, 5 minutos após o horário previsto para o fechamento dos portões. Eles reportam que os funcionários da empresa responsável pela aplicação da prova, o Instituto Nosso Rumo, permitiram a entrada de outros dois alunos atrasados, mas a entrada dos alunos que chegaram de Santa Vitória para realizar a prova com aproximadamente 5 minutos de atraso teria sido negada por estes mesmos funcionários, o que gerou revolta entre os presentes. Mães e pais que foram ao local com carros particulares teriam acionado a Polícia Militar, que informou, ainda segundo relatos, que não seria possível a realização de um boletim de ocorrência sobre o ocorrido por estarem sem viaturas para atender à solicitação, e que não havia chance de os alunos realizarem a prova, pois os realizadores estavam certos em cumprir com o horário previsto para o fechamento dos portões. Os solicitantes foram orientados a se dirigir para um posto policial, mas preferiram retornar para Santa Vitória.
Ainda segundo apurado pelo Canal Janela Aberta. as mães e pais dos alunos se uniram para cobrar alguma solução por parte da Prefeitura Municipal de Santa Vitória e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Uma mãe relata que se sente desolada com a situação: “Já chorei tanto (…). O irmão fez IFTM e hoje cursa Engenharia Química na UFU. Agora não sabemos nem o que fazer”.
O ônibus foi solicitado à prefeitura pela direção da Escola Estadual José Paranaíba. A direção informou que a Prefeitura fornece anualmente a ajuda do transporte através de um ônibus fretado e novo solicitado pela escola e que, “infelizmente, este ano ocorreu esta fatalidade”. A direção informou ainda que o motorista não se desviou do caminho, contradizendo a informação dos pais e alunos de que isso teria ocorrido. Procurada pelo grupo de mães e pais, a E.E. José Paranaíba enviou um requerimento à prefeitura pedindo que algo seja feito em favor do grupo de alunos que perdeu a realização da prova.
O prefeito de Santa Vitória, Salim Curi, também os recebeu em seu gabinete na última segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2024. A Prefeitura de Santa Vitória informou que está em contato com a direção do IFTM para averiguar a melhor solução para o caso.
Ao Canal Janela Aberta, o IFTM informou que já está em contato com a empresa que realizou o processo seletivo, e que aguarda a resposta do Instituto Nosso Rumo para fornecer ao público um posicionamento sobre o caso.
A redação tentou, sem sucesso, contato com o Instituto Nosso Rumo, empresa responsável pela aplicação da prova.
Os pais solicitam que a prova seja realizada novamente para os alunos que não a fizeram em função de todo o conjunto de acontecimentos. O desfecho segue ainda por se concretizar, e traremos mais informações à medida que o caso avançar.