Na tarde desta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, um homem de 34 anos foi preso por receptação após ser flagrado transportando 500 litros de etanol de forma irregular em um veículo Fiat Argo, na BR-262, km 802, em Uberaba (MG). A ação ocorreu durante a Operação Trânsito Seguro, realizada pela Polícia Militar Rodoviária.
Durante a operação, os policiais abordaram o veículo e constataram que o condutor transportava galões de etanol sem a documentação fiscal necessária ou comprovante de pagamento. O homem admitiu que o combustível era de origem ilícita e não conseguiu justificar a legalidade da carga.
De acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o transporte de produtos perigosos, como combustíveis, deve ser feito em veículos apropriados e com toda a documentação exigida. O Fiat Argo não atendia a esses requisitos, o que caracterizou a irregularidade.
Diante das irregularidades, os policiais apreenderam o veículo e os 500 litros de etanol, com valor estimado em R$ 42 mil. O condutor recebeu voz de prisão por receptação, crime previsto no artigo 180 do Código Penal, e foi encaminhado à Polícia Civil para as providências cabíveis.