A Secretaria Municipal de Saúde já realizou testes rápidos na maior parte dos cerca de 400 servidores, entre médicos, enfermeiros, recepcionistas e serviços gerais, entre outros, que estão lotados nos diversos órgãos de saúde do Município. Os testes fazem parte de um lote de mil e trezentas unidades adquiridas recentemente pela Prefeitura de Ituiutaba.
Segundo o secretário Isaias Tadeu, um dos objetivos de priorizar a realização destes testes rápidos para os profissionais da saúde, é pensando na segurança e proteção deles, uma vez que estão na linha de frente do combate desta pandemia do novo coronavírus, que tem apresentado um grau de contaminação crescente em Ituiutaba e região.
“Uma outra razão pela qual estamos priorizando a realização destes testes nos profissionais da saúde, é para evitar que a população seja atendida em qualquer das nossas unidades, por um agente que esteja com a doença na forma assintomática, ou seja, sem que tenha manifestado qualquer sintoma. Desta forma, estaremos preservando também a população que é assistida pelo serviço de saúde municipal”, avaliou o secretário.
Boletim Epidemiológico
O secretário Isaias Tadeu também esclareceu que os resultados negativos dos testes rápidos realizados em Ituiutaba, não são computados no Boletim Epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica.
“O boletim só contabiliza os exames positivos e negativos realizados por RT-PCR (biologia molecular) através de material coletado por Swab. No caso dos testes rápidos, feitos a partir da sorologia e que verifica a resposta do sistema imunológico ao vírus, ou seja, a existência de anticorpos no organismo, só são computados os resultados positivos. Isto vale tanto para os testes feitos pela Secretaria de Saúde, quanto aqueles feitos de forma particular. Os resultados negativos são descartados e não são contabilizados como exames realizados. Por isso não constam no boletim”, disse.