O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado na noite desta terça-feira (27/10), para capturar uma cobra dentro de uma residência localizada na Rua Travessa A, no Bairro Lagoa Azul 2.
No local, a equipe verificou que o animal estava no quintal da residência e que se tratava de uma cascavel de, aproximadamente, 1,0 m.
Empregando técnicas de salvamento terrestre, os militares fizeram a captura da serpente e constataram que o animal não tinha ferimentos, fizeram sua soltura em seu habitat natural.
No Brasil, a cascavel é a principal espécie responsável por acidentes ofídicos, ou seja, causados por picadas de cobras. O CBMMG orienta nunca tentar capturar esses animais e manter o quintal sempre limpo para evitar atraí-los.
Além disso, o comércio ilegal de animais silvestres configura crime ambiental, com detenção de seis meses a um ano e multa. A pena pode ser agravada caso a espécie esteja em extinção. O CBMMG recomenda que ao deparar-se com animais silvestres machucados, não tente fazer a captura do mesmo. Acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.