A prefeita de Ituiutaba Leandra Guedes, acompanhada da secretária de Saúde Sandra Barbosa, através de suas redes sociais, principal meio de comunicação da chefe do Executivo com a população tijucana, participou de uma transmissão ao vivo para fazer um apelo aos cidadãos para o reforço nas medidas de proteção e distanciamento social, mesmo após o início da imunização contra a Covid-19 no município.
Leandra Guedes se dirigiu aos tijucanos e pediu máximo apoio nesse momento de agravamento da crise por conta da Pandemia. “Não quero fechar o comércio, a economia de nossa cidade precisa girar, mas eu preciso do apoio de vocês. Não é o momento para aglomerações, muito menos para festas. Peço que nos ajudem”, disse.
Conforme dados disponibilizados pelos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, nos últimos dois dias foram registrados novos 104 casos da doença, sendo 52 a cada 24 horas. Além disso, até o início da tarde desta terça 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTIs Covid-19 estavam ocupados, restando apenas 7 disponíveis e outros 14 pacientes encontravam-se em leitos clínicos. O número de casos ativos chegou a 354.
Em mais uma medida preventiva, Sandra Barbosa informou que determinou a separação no procedimento de triagem feito na Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – UPAMI, sendo que a partir desta quarta-feira, 27, pacientes suspeitos de estarem acometidos com o novo coronavírus serão previamente atendidos em um espaço distinto ao dos demais assistidos naquela unidade hospitalar. “Os pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 serão encaminhados para um ala e as demais pessoas serão atendidas em outra, por equipes médicas distintas, que também não terão contato entre si”, informou.
Recentemente, após sugestão feita pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Ituiutaba a prefeita Leandra Guedes assinou decreto com regulamentação de alterações nas normas vigentes com o objetivo de frear o aumento nos casos, sem reflexos diretos na interrupção do funcionamento de setores do comércio.
Denúncias sobre eventos e festas em desacordo com as regras devem ser direcionadas à Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG pelos números 190 ou 181, e para a Central de Fiscalização através dos telefones: (34) 99859-4344; (34) 99781-4959; (34) 99856-4546 e (34) 99776-4647.
Sandra ressaltou que se trata de um momento delicado e afirmou que a intenção é de que não haja reflexo no funcionamento do comércio. “Estamos muito preocupados e, caso a situação não mude, precisaremos adotar medidas com restrições mais rígidas e rigorosas. Por favor, usem máscaras e façam o importante uso do álcool em gel para higienização. Ressalto também que não é o momento de confraternizações, deixemos isso para depois”, explicou.
A secretária lembrou que aos poucos os municípios estão recebendo as vacinas e que a imunização de maior parte da população deverá ser feita com maior tempo de duração, no decorrer dos próximos meses.
Leandra finalizou ao fazer o reforço no pedido de parceria à população tijucana para o enfrentamento à Covid-19 e agradeceu a todos pelo apoio para com os seus pedidos.
Veja o pronunciamento na integra abaixo: