As ações para fornecer maior amparo e atendimento digno aos tijucanos não param. A Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou os atendimentos fornecidos no “antigo Postinho Bela Vista”, que agora se tornou Programa de Saúde da Família – PSF Maria Vilela.
No local, das 7h às 17h, os atendimentos são prestados à população dos bairros de cobertura, através de demanda espontânea de pacientes, aqueles que procuram o PSF, por conta das restrições impostas pela onda roxa do Minas Consciente.
Coberturas
O PSF Maria Vilela realiza cobertura para a população dos seguintes bairros: Ipiranga, Bela Vista, Cristina, Nossa Senhora Aparecida, Maria Vilela, Tiradentes, Setor Industrial Antônio Baduy e Residencial Drummond II, até a Rua RD 49.
A delimitação de ruas com cobertura para esses bairros é a seguinte: Rua RD 49, Rua Arlindo Maximiliano de Almeida, Avenida Presidente Roosevelt, Rua Cincinato Lourenço Freire, Rua Geraldo Alves Tavares, Avenida José Magalhães Pinto, rodovia BR-365, Rua Carlos Marques Andrade, Rua Uberaba e Rua dos Inconfidentes.
Cadastro das Famílias
Está em andamento o Cadastro das Famílias realizado pelas agentes comunitárias de Saúde de dez micro áreas existentes na área de abrangência. O procedimento presta informações para os atendimentos da Atenção Primária no Programa de Saúde da Família – PSF, de responsabilidade do Ministério da Saúde.
O cadastro do cidadão na Atenção Primária à Saúde (APS) compõe uma das ações realizadas pelas Equipes de Saúde da Família (eSF). Por meio desse cadastro, pode-se obter o reconhecimento da população próxima à equipe e Unidade de Saúde da Família (USF), subsidiando o planejamento das equipes nas ofertas de serviços e o acompanhamento dos indivíduos.
O cadastro é o registro da pessoa no SUS. Na atenção primária, ele serve como identificação de que a pessoa está vinculada e sendo acompanhada pela unidade de saúde. Manter todos os dados atualizados, incluindo o endereço e telefones, é muito importante, pois facilita a localização e a busca ativa do cidadão na hora de avisar sobre exames e consultas, situação vacinal ou mesmo na hora de identificar alguma possível doença transmissível. Além de identificadas, as agentes fazem as visitas devidamente paramentadas com jalecos, luvas e máscaras, cuidados necessários por conta da Covid-19.