Na tarde dessa segunda-feira (05/04), os mergulhadores do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foram acionados pela prefeitura de Cachoeira Dourada de Minas devido ao abastecimento de água na cidade que já estava suspenso na cidade.
De acordo com a prefeitura e funcionários da ETA – Estação de Tratamento de Água, a bomba que capta água do rio Paranaíba estava com pouca vazão, não suprindo a demanda da cidade.
Após o estudo técnico entre as equipes, chegou-se a conclusão que poderia ser alguma obstrução na tubulação de captação de água. Nesse momento a prefeitura realizou o contato com o CBMMG que prontamente se deslocaram para a cidade.
A tubulação em questão tinha um comprimento de 50 (cinquenta) metros da margem do rio e 7 (sete) metros de profundidade, aproximadamente.
Os mergulhadores realizaram o planejamento de mergulho, considerando principalmente a segurança dos militares, tendo em vista os diversos riscos contidos nesse tipo complexo de serviço.
Os mergulhadores do CBMMG iniciaram os trabalhos, e ao submergir encontraram a tubulação sendo feito as amarrações, enquanto outros Bombeiros mergulhadores encontravam-se na embarcação realizando a segurança dos BMs submersos.
Após a realização das amarrações na tubulação, os mergulhadores, juntamente com funcionários da ETA e da prefeitura, levantaram a tubulação para a superfície, deparando com o filtro, e parte do encanamento entupido por mexilhão-dourado.
O filtro foi retirado e trazido até a margem onde uma equipe realizou a limpeza com a retirada dos mexilhões, enquanto funcionários na embarcação realizavam a limpeza da borda da tubulação.
Após a retirada dos mexilhões-dourados, a tubulação foi novamente submersa, tendo retornado normalmente a captação de água na cidade.