Pauta de grandes debates nos últimos dias, a municipalização de escolas estaduais proposta pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG, por meio do Projeto Mãos Dadas, não terá adesão do município de Ituiutaba.
A decisão foi tomada pela prefeita, Leandra Guedes Ferreira, após estudos realizados pela equipe do Poder Executivo, bem como da realização de um debate na tarde da última segunda-feira, 10, na sede da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, com presença da chefe do Executivo, secretários municipais, profissionais de Educação, entre outros.
O posicionamento adotado pela Prefeitura de Ituiutaba levou em consideração diversos aspectos, como a quantidade de escolas estaduais existentes no município e que oferecem aulas para alunos no Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), num universo de cerca de 1.800 estudantes; a Pandemia da Covid-19 e a necessidade de reestruturação dos imóveis, com adoção de novas estratégias que possibilitem a volta às aulas presenciais; o impacto financeiro aos cofres públicos municipais, além de possíveis reflexos na qualidade do ensino ofertado aos alunos.
A prefeita Leandra também considerou o diálogo aberto sobre o tema com diretores de escolas, professores da Educação Infantil, representantes de Sindicatos e pessoas da comunidade em geral. “Com base no respeito que temos pela comunidade escolar, aos docentes, aos trabalhadores da Educação, aos mais de mil e oitocentos alunos, suas famílias e a toda comunidade tijucana, não vamos aderir ao Projeto Mãos Dadas”, disse.