SAE alerta a população de sobre intensificação do período de seca em Ituiutaba

Ituiutaba conta com duas captações de água para abastecer a cidade, o Ribeirão São Lourenço, principal manancial, e o Rio Tijuco, acionado apenas no período de seca. Para manter o abastecimento normalizado é preciso contar com as duas captações em conjunto para produzir 400 litros de água por segundo, percentual que representa a média consumida pela população.

A grande preocupação é que a captação reserva foi construída em 2002, sendo que desde então sempre foi acionada a partir do mês de agosto, diferente de 2021, que precisou iniciar a captação de água no mês de junho.

Outra preocupação é o consumo, que fora deste período, um cidadão tijucano utiliza 195 litros de água por dia, bem acima do indicado pela Organização das Nações Unidas – ONU, que é de até 110 litros por habitante/dia, ou seja, 85 litros a mais que o recomendado.

Mas devido ao tempo seco, o calor e a poeira, típicos deste período, este consumo tem aumentado, o que têm preocupado os profissionais da Superintendência de Água e Esgotos – SAE de Ituiutaba.

Com todo este contexto, a SAE conta com o apoio de toda a população para o uso racional da água, para que juntos seja possível atravessar a crise hídrica em Ituiutaba.

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos