Na manhã deste sábado (25/09), por volta das 11h, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado para combater um incêndio florestal que se estendia desde a noite do dia anterior à solicitação, 24 de setembro, na zona rural do Prata.
Prontamente os militares se deslocaram para o endereço citado e trabalharam na extinção das chamas. No referido local já se encontravam no combate ao fogo proprietários de terra, trabalhadores rurais e voluntários, além de maquinários agrícolas dos mesmos.
Desta forma foram usados para debelar o incêndio um trator implementado com carreta tanque, bombas costais, sopradores e abafadores.
Segundo as testemunhas, a queima descontrolada teve início na serra logo após acontecer uma grande quantidade de raios na região e queda de energia elétrica, no entanto não se sabe ao certo qual foi a origem do fogo.
Estima-se que o fogo tenha atingido uma área aproximada de vinte e cinco alqueires, incidindo sobre pastagens e reserva florestal. A guarnição do CBMMG de Ituiutaba coordenou e apoiou as atividades de combate e rescaldo na região.
Além desta, os bombeiros militares atenderam várias outras ocorrências de naturezas diversas neste dia, muitas delas relacionadas ao fogo.
O Corpo de Bombeiros lembra a população que na lei dos crimes ambientais (lei nº 9.605/1998), há previsão específica de penalidade para quem provocar incêndio, sendo esta de detenção de seis meses a um ano, e multa.
O artigo 250 do Código Penal também estabelece, para quem provocar incêndio, expondo a perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de outras pessoas, possibilidade de reclusão de três a seis anos, e multa. Por isso, em caso de incêndio criminoso denunciei pelo 181 e em caso de emergência, disque 193.