Diversas pessoas tem sido vítimas de crime de invasão de dispositivo informático nos últimos meses em Ituiutaba, Minas Gerais.

Na manhã desta quinta-feira (14/04), as autoridades policiais informaram que o repórter Marcelo Honorato, teve sua conta do Instagram marcelohonorato_2 invadida pelos criminosos, onde estes estão ofertando a venda no story produtos eletrônicos bem abaixo do valor de mercado, produtos que não existem.

Ainda de acordo, os criminosos também abriram uma conta bancária eletrônico no Dotz, vindo a criar um PIX para recebimento da venda fraudulenta dos produtos.

As medidas policiais e judiciais estão sendo tomadas e enquanto não se efetivam, a Polícia Civil de Minas Gerais sugere a todos que denunciem a conta no Instagram: marcelohonorato_2, como forma de evitar que outras pessoas caíam no golpe.

Vale ressaltar que quem cometer o crime de invasão de dispositivo informático poderá a ser punido com reclusão, de um a quatro anos, e multa, aumentando-se a pena de um terço a dois terços se a invasão resultar em prejuízo econômico. Antes, a pena aplicável era de detenção de três meses a um ano e multa.

A penalidade vale para aquele que invadir um dispositivo a fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do dono, ou ainda instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita.

A PCMG orienta que os internautas não façam transferência de nenhum PIX para conta criada no Dotz.

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos