Para a maioria das pessoas, a qualidade das câmeras é um dos fatores mais importantes na hora de escolher um smartphone. Curiosamente, na contramão desse comportamento, há usuários que pagam até cinco vezes o preço de um iPhone original por um modelo sem nenhum tipo de câmera. Mas por que alguém compraria um produto assim?
Absoluta confidencialidade
Esses iPhones são comercializados por uma empresa de Singapura chamada NonCam, que oferece seus serviços para modificar qualquer aparelho fazendo com que suas câmeras fiquem completamente desabilitadas. Essa adaptação é destinada a usuários que atuam em setores que demandam absoluta confidencialidade.
“A NonCam faz customização de iPhones originais sem câmera para clientes que trabalham em áreas sensíveis, como Petróleo e Gás, Militar, Laboratórios – ou até mesmo estudantes de escolas religiosas em certos países que não estão autorizados a carregar telefones com câmera diariamente”, diz o site da empresa. Os telefones com câmera são proibidos nas instalações militares em Singapura desde 2007, depois que fotos de atividades de treinamento secretos foram postadas online.
O processo que modifica os iPhones para desabilitar suas câmeras é bastante caro. Modelos prontos para usar custam até 1.700 dólares. Para usuários de fora de Singapura, a empresa oferece kits de conversão que podem ser adquiridos online. Esses kits “faça-você-mesmo” são uma opção mais econômica, sendo comercializados por 250 dólares.
Via: History Channel Brasil