Na região Sudeste, os meses de inverno e início da primavera são de estiagem, com longos períodos sem chuva, a depender da região. No Triângulo Mineiro, a seca se inicia em julho e se estende até o meio de outubro, em média, quando caem as primeiras chuvas consideráveis.
O longo período sem chuvas impacta nos volumes dos mananciais que abastecem Ituiutaba, inclusive com crises hídricas em anos anteriores que levaram ao racionamento, em algumas ocasiões.
Em 2021, a SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Ituiutaba acionou a captação reserva do Rio Tijuco, ainda em junho. Em 2022, até o momento, a captação reserva não foi acionada. Isso se deve, em partes, ao bom volume de chuva registrado nos meses anteriores. Porém, a SAE alerta a população para a necessidade da economia no uso, para que a situação não se agrave nos próximos meses.
O uso da água para limpeza de calçadas, banhos muito demorados e outras ações que consomem alto volume de água, devem ser evitadas, a fim de prevenir um possível racionamento.
Ituiutaba conta hoje com dois mananciais que abastecem a cidade, sendo o São Lourenço, que conta com a principal captação, e o Rio Tijuco, que é a captação reserva.