O Departamento de Proteção ao Consumidor – Procon realizou na manhã desta quarta-feira, 20, a interdição de uma agência bancária situada na esquina da Avenida 15 com Rua 20, no Centro de Ituiutaba. A medida foi adotada após uma série de diligências e notificações feitas à direção da instituição nos últimos meses sem o devido atendimento. As recomendações tratam-se de exigências legais de proteção aos direitos dos consumidores, principalmente os mais vulneráveis como gestantes, deficientes e idosos.
Conforme a diretora do Procon, Camila Soares, desde que assumiu a direção do órgão identificou uma grande insatisfação da população com relação aos bancos, situação que se arrasta há vários anos. Assim colocou como umas das prioridades a realização de diversas ações de fiscalização desde então. “Fizemos diligências com frequência em todas as agências bancárias da cidade e identificamos muitos abusos cometidos contra os consumidores. Foram feitas autuações, multas e recomendações de soluções, mas infelizmente algumas importantes exigências previstas em lei não foram cumpridas mesmo após o grande número de ações semelhantes”, explicou.
Uma das situações recorrentes são as grandes filas frequentemente formadas nas imediações da agência bancária alvo da interdição, expondo os consumidores idosos, em sua grande maioria, aos fatores climáticos como o sol e a chuva durante horas até o acesso ao interior do banco, além de também contrariar a legislação que regulamenta o tempo de espera nas filas. “A situação fez com que fosse necessário adotarmos medidas mais enérgicas como a registrada hoje. Estamos em constante contato com a direção do banco e queremos unicamente respeito aos direitos das pessoas, mesmo que para isso sejam necessárias eventuais ações mais rígidas como a de interdição”, afirmou Camila Soares.
A medida será mantida até que a direção da instituição apresente medidas que se mostrem efetivas frente ao problema registrado durante a formação de longas filas.
Situado na Avenida 19, entre as Ruas 28 e 30 nº 842, o PROCON presta atendimento ao público de segunda a sexta, também com a opção de agendamento prévio pelos telefones: 151, (34) 3271-8139 ou (34) 3271-8140.