Tempestade intensa com rajadas de vento superiores a 70 km/h atingiu Ituiutaba na tarde da última quinta-feira, 31 de agosto, causando danos em vários pontos da cidade.
Até o momento da reportagem, mais de 23 chamados de emergência foram feitos ao Segundo Pelotão de Bombeiros, incluindo desabamentos de torres, destelhamentos de imóveis, quedas de árvores, rompimento de fios de energia elétrica, postes de iluminação pública caídos, acidentes de trânsito e danos estruturais em edificações.
Diversos estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade tiveram blindex quebrados. Ademais, casas tiveram portões arrancados pelo vendaval. Vários Bairros da cidade ficaram sem energia.
A Superintendência de Água e Esgotos (SAE) informou que poderá ocorrer falta de água ou pressão fraca em toda cidade.
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, está trabalhando em operação de emergência em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
A Defesa Civil já emitiu um Alerta de Tempestade Severa com possibilidade de granizo, vendaval e chuvas intensas para a região do Triângulo Mineiro.
Para evitar maiores problemas, é importante tomar algumas medidas de precaução, tais como:
- Evite sair de casa, principalmente em áreas abertas, durante a tempestade;
- Mantenha-se informado sobre as condições climáticas;
- Verifique se as portas e janelas estão bem fechadas para evitar infiltrações;
- Não toque em equipamentos elétricos durante a tempestade;
- Em caso de emergência, disque 193.