O São Paulo saiu vitorioso por 1 a 0 contra o Flamengo na tarde deste domingo (17/09), durante a primeira partida da final da Copa do Brasil de 2023, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Apesar da maioria dos mais de 67 mil torcedores serem rubro-negros, foi o São Paulo quem se sentiu mais confortável nos primeiros 45 minutos. Com uma boa posição em campo, o Tricolor dominou as jogadas e teve pelo menos três grandes chances antes de abrir o placar com o artilheiro argentino Calleri. O centroavante aproveitou o cruzamento perfeito de Nestor e cabeceou para o fundo da rede carioca aos 45 minutos do primeiro tempo.
No segundo tempo, o Flamengo melhorou com a entrada do meia Éverton Ribeiro. Os donos da casa conseguiram criar oportunidades, uma das principais foi uma cabeçada de Pedro, que foi afastada praticamente em cima da linha por Pablo Maia, que estava bem posicionado.
Embora tenha jogado mais recuado do que na primeira etapa, o São Paulo também teve algumas boas chances no segundo tempo. A maior delas surgiu com Alisson, que recebeu a bola de Lucas Moura, driblou alguns adversários e bateu da entrada da área. A bola passou com perigo ao lado da trave esquerda do goleiro Matheus Cunha.
A partida de volta acontecerá no estádio Morumbi, em São Paulo, no próximo domingo (24). Para conquistar o título inédito, a equipe paulista pode até mesmo empatar o jogo. O Flamengo precisará vencer por dois gols de diferença para faturar o pentacampeonato, ou ganhar pela vantagem mínima e superar o rival nos pênaltis.