Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende criar mais um feriado estadual. A data escolhida é o 15 de setembro e a homenagem se dá à Padroeira do estado, Nossa Senhora da Piedade.
O projeto é assinado pelo deputado estadual Leleco Pimentel (PT), que convocou uma audiência pública para debater o assunto na Comissão de Cultura da ALMG, nesta quarta-feira (8). Na reunião, o parlamentar defendeu a criação do feriado como forma de incentivar a visitação de religiosos ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado na Serra da Piedade, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O texto do projeto apresentado pelo deputado diz que em 20 de novembro de 1958 o então Papa João XXIII formalizou a consagração da figura religiosa como padroeira de Minas Gerais, o que foi lembrado, na audiência pública, pela representante da Pastoral Afro-Brasileira, Nanci Menezes. Ela afirmou que o estado está 66 anos atrasado na criação da data comemorativa.
Durante a reunião, os deputados lembraram que o Santuário recebe mais de 500 mil visitantes por ano, mas sofre com ameaça de mineradora e degradação do meio ambiente em seu entorno.