Nesta segunda-feira (17/06), a cidade de Ituiutaba foi abalada por uma notícia trágica que comoveu os habitantes locais. Uma jovem de 21 anos que perdeu o bebê depois do parto normal acusa o Hospital São José de suposta negligência médica.
De acordo com informações obtidas pelo Canal Janela Aberta, por meio de familiares da vítima, a paciente estava com o parto previsto para o dia 9 de junho. Ao chegar à unidade hospitalar com toda a documentação, após descolar a placenta, a médica solicitou que ela retornasse para casa.
Entretanto, no final da tarde do mesmo dia, a família levou novamente a grávida ao HJS, pois estava sentindo muitas dores e perdendo líquido. A médica plantonista fez o exame de toque e pediu que ela voltasse para casa.
No dia 15, a bolsa da paciente rompeu e ela foi levada à Unidade de Pronto Atendimento Médico de Ituiutaba – UPAMI, sendo posteriormente transferida para o HSJ para o parto. Após o nascimento, o recém-nascido precisou ser entubado e transferido com urgência para a UTI neonatal em Uberlândia (MG), mas não foi atendido com o transporte adequado. Horas depois, o bebê, que nasceu com 4,215 kg e 58 centímetros, sofreu quatro paradas cardíacas e faleceu no início da madrugada de domingo (16/06).
Os familiares relataram à nossa redação que o Hospital São José ofereceu um caixão como compensação pela perda da criança. A mãe da criança procurou a Delegacia de Polícia Civil de Ituiutaba para registrar o boletim de ocorrência, mas foi aconselhada pelos policiais a voltar para casa, melhorar o estado de saúde e retornar até a Depol para fazer a queixa crime.
No momento desta reportagem, a mãe da criança falecida está muito fraca, procurando por atendimento médico, com o útero inchado e sentindo muitas dores.
Procurada pela equipe do Canal Janela Aberta, a assessoria de comunicação informou que o Hospital São José não se pronunciará sobre o assunto. Também foi tentado contato por telefone com a Secretária Municipal de Saúde, Sandra Barbosa, mas não houve resposta.