Nesta terça-feira, dia 22 de outubro de 2024, uma reunião entre empresários do Distrito Industrial Manoel Afonso Cancella (DIMAC), o vereador Luciano Gouveia e o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII), Mário Jacob Jr., discutiu a implantação de câmeras de segurança para enfrentar problemas de infraestrutura e segurança. O encontro, que contou também com a presença do Tenente Helton, do 54º Batalhão da Polícia Militar (BPM), analisou a proposta de instalação de cinco câmeras do Programa Olho Vivo.
O sistema de câmeras, que utiliza inteligência artificial e é monitorado pelo software Helios, tem capacidade de identificar veículos suspeitos por meio da leitura de placas e acionar a Polícia Militar em tempo real. A proposta é que os equipamentos sejam instalados em pontos estratégicos do distrito, como a avenida 16 de Setembro, principal acesso, e nas ruas João Batista Mendes, Ubaldo Rocha Catuta e Amid Andraus, que são saídas importantes da área.
O custo das câmeras e da instalação ainda será avaliado conforme as especificações da PM, mas a possibilidade de utilizar recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico foi levantada. O fundo, criado para incentivar e apoiar empresas em Ituiutaba, pode ser uma solução para custear o projeto. Além disso, o vice-presidente da ACII destacou a necessidade de um projeto semelhante para o Distrito Industrial Antonio Baduy, onde cerca de 15 indústrias também enfrentam desafios de segurança devido à proximidade com as saídas da cidade.
A iniciativa visa não apenas a melhoria na segurança para as empresas instaladas no DIMAC, que já conta com mais de 30 empreendimentos, mas também o fortalecimento da economia local através de um ambiente mais seguro para os negócios.