Diante do aumento nas notificações de arboviroses, a Prefeitura de Ituiutaba intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta quarta-feira, 4 de janeiro, o município promove um mutirão de limpeza nos bairros Natal e Setor Norte, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação será realizada em duas etapas. A primeira ocorre nesta quarta-feira, 4 de janeiro, e é voltada à limpeza externa, com atuação das equipes nas avenidas marginais, áreas laterais e terrenos públicos dos bairros atendidos. Já a segunda etapa está prevista para quinta e sexta-feira, 5 e 6 de janeiro, quando agentes de combate às endemias farão a inspeção domiciliar para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito dentro dos imóveis.
A pasta orienta que os moradores dos bairros Natal e Setor Norte colaborem colocando, em frente às residências, materiais que possam acumular água parada para recolhimento. Segundo o município, não serão recolhidos itens que não representem risco, como sofás, colchões, guarda-roupas, galhos e móveis em geral.
O mutirão faz parte de um planejamento baseado no mapeamento das regiões com maior número de notificações recentes. Atualmente, os bairros que demandam atenção prioritária são Centro, Natal, Independência, Canaã e Setor Norte. Conforme os dados divulgados, somente na última semana foram registradas 36 novas notificações de arboviroses.
O balanço consolidado do mês de janeiro aponta 148 casos notificados de dengue, 118 de chikungunya e dois de zika vírus no município. Além dos mutirões, a Prefeitura mantém a coleta semanal de pneus, realizada todas as terças-feiras, com o objetivo de reduzir focos do mosquito transmissor.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação da população no enfrentamento às arboviroses, orientando os moradores a verificarem calhas, ralos, bandejas de geladeira e recipientes que possam acumular água. O município também solicita que os moradores permitam a entrada dos Agentes de Combate às Endemias, que atuam devidamente identificados e uniformizados, destacando que a vistoria é rápida e tem caráter preventivo.































































