A Câmara Municipal de Ituiutaba recebeu, oficialmente, um requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar possíveis irregularidades na prestação de serviços da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no município. O pedido foi formalizado pelo vereador Rodrigo Tomaz (PL) e entregue ao presidente do Legislativo, vereador Francisco Tomaz (PDT).
O documento protocolado solicita a instauração de uma investigação legislativa para analisar eventuais responsabilidades e esclarecer pontos que têm gerado preocupação entre os consumidores locais. Segundo a fundamentação do pedido, a iniciativa visa garantir transparência, fiscalização e a defesa do interesse público diante de queixas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica.
Um ponto determinante para a tramitação foi a adesão do plenário, onde todos os vereadores da Câmara de Ituiutaba assinaram o pedido, cumprindo o requisito de apoio necessário para a instalação da comissão. Caso a CPI seja efetivamente instalada após a análise dos trâmites regimentais, ela terá poderes legais para convocar representantes da concessionária, requisitar documentos oficiais e ouvir testemunhas.
Ao final do processo, que deve ocorrer em prazo determinado, a comissão deverá apresentar um relatório conclusivo. Este documento poderá ser encaminhado aos órgãos competentes, caso sejam identificadas falhas ou irregularidades na atuação da concessionária. O fornecimento de energia é essencial e impacta diretamente moradores, comerciantes e o setor produtivo rural de Ituiutaba.
Além de Rodrigo Tomaz, assinaram o documento os seguintes vereadores(as): André Vilela (MDB), Professor Vinicius (AVANTE), Francisco Tomaz (PDT) , Jair Bial (PP), Gabriela Ceschim (UNIÃO), Professor Yata (UNIÃO), Boró (REPUBLICANOS), Tuca Construtor (MDB), Luciano Gouveia (PL), Luzia da Motozum (AVANTE), Vavá (AVANTE), Juninho da Jr (PP), Vinicius Melo Advogado (AGIR), Rivea Andrade (PDT) e Joelma da Educação (PT). O vereador Pedrinho Rcg ( Avante) estava ausente na reunião, mas afirmou o compromisso de assinar o documento e fazer parte da comissão.





























































