O 54º Batalhão de Polícia Militar apresentou os resultados da Operação Carnaval 2026, realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro. A ação cobriu as cidades de Santa Vitória, Capinópolis, Ipiaçu, Cachoeira Dourada, Centralina, Canápolis, Monte Alegre de Minas e Prata, atendendo a um público estimado em mais de 40 mil foliões ao longo de cinco dias de festividades.
De acordo com o balanço oficial da corporação, o planejamento operacional resultou na ausência de registros de crimes contra o patrimônio, como furtos ou roubos, nas áreas onde ocorreram os eventos. Além disso, a Polícia Militar informou que não houve notificações de violência contra a mulher ou importunação sexual nos espaços das festas.
No âmbito repressivo, a operação efetuou a prisão de cinco indivíduos por meio do cumprimento de mandados judiciais: três em Santa Vitória, um em Canápolis e um em Monte Alegre de Minas. No combate ao tráfico de drogas, seis prisões foram registradas, sendo três em Santa Vitória, duas no Prata e uma em Monte Alegre de Minas.
Segundo o 54º BPM, o emprego estratégico do efetivo e a presença ostensiva foram os pilares para a manutenção da ordem pública e a segurança dos participantes nas cidades do Triângulo Mineiro.






























































