Ação conjunta visa reduzir o número de queimadas urbanas em Ituiutaba

Queimar resíduos sólidos, mato ou qualquer outro material é proibido por lei vigente em Ituiutaba. Tal proibição está disposta na Lei 4.582, de 6 de julho de 2018, que também prevê penalidades como a de multa aos infratores que desobedecerem as regras. Não é permitido realizar qualquer tipo de queimada, mesmo para limpeza de terrenos ou de calçadas.

Com a aproximação do mês de junho, autoridades se uniram em uma ação conjunta envolve o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG, a Prefeitura de Ituiutaba, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Planejamento e o Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, com o intuito de conscientizar a população e, principalmente, reduzir o número das queimadas registradas ano após anos no município, que causam diversos efeitos negativos.

Conforme o comandante do CBMMG, tenente Luiz Donizete, é o momento de se agir preventivamente, quando os donos de lotes vagos devem efetuar a limpeza desses imóveis. “Precisamos reduzir a quantidade de incêndios registrados em Ituiutaba. Nessa época nossas equipes atendem média de 6 ocorrências semelhantes todos os dias. Os problemas são graves, a fumaça é extremamente nociva, principalmente, acometidas por problemas respiratórios”, disse.

O militar também ressaltou que além da limpeza, é extremamente importante que todo o material gerado a partir dessa ação seja retirado desses locais e levado para o descarte adequado. “Não utilize fogo para limpar os terrenos. Contamos com a participação de toda a população”, afirmou o tenente.

Caso a pessoa se depare com um incêndio é importante acionar o CBMMG imediatamente, via 193.

O secretário de Meio Ambiente, Alisson Camargos, também solicitou que a população apoie os trabalhos das autoridades, principalmente, não colocando fogo em seus terrenos. “Essa ação causa grandes problemas ao sistema respiratório e, além disso, vivemos uma situação de Pandemia, devemos agir preventivamente nesse momento”, ressaltou.

As equipes da pasta do Meio Ambiente deram início em ações de fiscalização preventiva com notificações para limpeza com apoio da pasta do Planejamento, mas autuações também poderão ser feitas em casos de descumprimentos das regras previstas em lei. O telefone para mais informações e denúncias é o (34) 3271-8293.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *