Após vistoria Bombeiros isola imóvel no centro de Ituiutaba

Uma equipe do Segundo Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, recebeu chamado nesta quarta-feira (20/01) para verificar a situação de imóvel, localizado na Avenida Sete, em frente a Secretaria Municipal de Saúde, centro de Ituiutaba. De acordo com a pessoa solicitante, o prédio em questão oferecia risco as pessoas que diariamente passam na porta do local e estão correndo risco sem saber a real situação. Após uma minuciosa vistoria, à área permanece isolada e uma boletim de ocorrência foi confeccionados com as devidas recomendações a serem tomadas. Confira:

“Bombeiros de Ituiutaba vistoriam fachada de estabelecimento com risco de tombamento sobre calçada em rua movimentada da cidade.

Na tarde desta quarta feira (20) o 2° Pelotão CBMMG foi acionado para realizar uma vistoria em risco de queda, rolamentos e tombamentos de estrutura na avenida Sete, no centro de Ituiutaba. Ao chegar no local, os militares se depararam com uma antiga estrutura utilizada anteriormente como um ponto de comércio mas que atualmente se encontra inativa, em frente a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

Foi realizada uma inspeção visual da fachada da edificação e foi identificado pedaços do próprio reboco que se descolaram da parede e caíram na calçada. Além disso foram visualizadas rachaduras espessas e muito profundas, em especial nos cantos da parede, que possibilitaram identificar a ausência de elementos estruturais que pudessem resistir aos esforços solicitantes em decorrência de ventos e fortes chuvas. Ou seja, não foram encontrados pilares de sustentação e travamento entre paredes, apenas tijolos simples assentados de forma sobreposta, sendo este método construtivo utilizado apenas para preenchimento de paredes e não oferece função estrutural, como é mostrado nas imagens.

Suspeita-se que as últimas chuvas e fortes rajadas de ventos possam ter causado o colapso de uma parte da estrutura, que ficou equilibrada no alto apenas pelo encanamento da calha de água do telhado. Por se tratar de uma rua movimentada e de fluxo considerável de pedestres, os militares do Corpo de Bombeiros isolaram a área para prevenir possíveis acidentes decorrentes do colapso da estrutura.

Foi lavrado o boletim de ocorrência e demais providências estão sendo tomadas. O CBMMG orienta a população que quando for percebido alterações em paredes, tais como queda de reboco, trincas espessas e profundas, bem como o aumento das mesmas já existentes, que seja solicitado serviço técnico capacitado para avaliar a saúde da estrutura e que em casos de emergência, seja acionado o Corpo de Bombeiros pelo número 193″.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *