A Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados de Ituiutaba e Região está enfrentando dificuldades para manter seu funcionamento e vem buscando apoio da população e de parceiros para continuar oferecendo suporte a pessoas em tratamento de hemodiálise ou em situação pós-transplante.
De acordo com informações obtidas pela equipe de jornalismo do Canal Janela Aberta, através de representantes da entidade, as doações ajudam a custear despesas fixas como aluguel, contas de água e energia, além de itens voltados ao bem-estar dos pacientes, como lanches, suplementos alimentares e medicamentos que não são disponibilizados regularmente pelo sistema público de saúde.
A associação, que atua de forma voluntária, presta apoio também a pacientes que realizam diálise peritoneal em casa e a transplantados que mesmo após o procedimento ainda necessitam de assistência com medicamentos e alimentação. Além disso, realiza ações pontuais, como a doação de cestas básicas, cadeiras de rodas e insumos médicos.
Ao longo dos últimos meses, a associação afirma ter conseguido manter parte das atividades por meio de uma emenda parlamentar, o que possibilitou, entre outras aquisições, a compra de dez cadeiras de rodas e a manutenção do fornecimento de lanche aos pacientes por cerca de cinco meses. No entanto, os recursos se esgotaram, e atualmente a instituição relata a necessidade de apoio para realizar manutenção de equipamentos, adquirir suplementos e continuar os atendimentos.
A sede da associação fica na Rua Vinte e Seis, nº 1578, no Centro de Ituiutaba, ao lado do prédio da clínica Bio Rim. O presidente da associação, Cláudio Ribeiro Santana, afirma que “tudo o que ganhamos é distribuído entre os pacientes que realmente precisam. Não temos remuneração e dependemos exclusivamente da ajuda que recebemos. Nosso foco é sempre o bem-estar dos pacientes renais e transplantados que não têm acesso completo a tratamentos e medicamentos”.
Para mais informações sobre a associação e como ela pode ser ajudada, entre em contato pelos números (34) 99665-0242 – Cláudio Ribeiro e (34) 99973-7334 – Márcia Ferreira.