Um incêndio de grande porte foi registrado na tarde desta terça-feira (15/09), em ituiutaba. O fogo atingiu uma faixa contínua de aproximadamente mil metros de comprimento, sendo agravado pelas rajadas de ventos que difundiam o incêndio rapidamente.
A guarnição utilizou água, abafadores, e contou com o apoio de funcionários do IFTM e voluntários para o combate as chamas. O incêndio devastou uma área aproximada de dois mil e quinhentos hectares.
Segundo os Bombeiros, não foi possível identificar o que, ou quem provocou o incêndio. As chamas atingiram áreas do instituto federal, fazendas vizinhas e a serra do corpo seco. Após aproximadamente cinco horas de trabalho árduo as chamas foram controladas.
O corpo de Bombeiros lembra a população que provocar incêndio é crime ambiental de acordo com a lei de número 9.605/1998. Ademais, há previsão específica de penalidade conforme o no artigo 41, sujeito a detenção de seis meses a um ano, e multa.
O artigo 250 do código penal também estabelece, para quem provocar incêndio, expondo a perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de outras pessoas, possibilidade de reclusão de três a seis anos, e multa.