Bombeiros Militar de Ituiutaba emite à população dicas e orientações sobre as capturas de animais no município

O 2 ° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Ituiutaba traz a toda população dicas e orientações sobre a captura de animais que está sendo realizada pela corporação e muito noticiada através dos meios de comunicação nesses últimos dias.

De acordo com as normas internas o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) este trabalho é realizado em duas situações: animais em perigo ou situação de risco e quando estão soltos oferecendo risco à população.

Devido ao avanço gradativo das áreas urbanas em direção às áreas rurais, os animais distribuídos nos diversos biomas da nossa região estão sendo obrigados a dividir espaço com pessoas e buscar alimentos e abrigos nas áreas urbanizadas; além da grande quantidade de animais domésticos abandonados, que acabam oferecendo risco à população. Ao lidar com animais domésticos ou silvestres, devem-se reduzir as possibilidades de acidentes, utilizando-se métodos e técnicas de contenção segura.

É importante destacar que essa contenção deve ser realizada por profissionais capacitados e treinados para tal atividade afim de evitar acidentes tanto para o ser humano quanto para os animais.

Os animais são protegidos por Leis Federais e Estaduais, além de terem direitos assegurados pela Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada na UNESCO em 1978. Diante do exposto, fica evidenciado que toda captura de animal deve ser repleta de cuidados, de modo a não causar sofrimento ou ferimentos; todavia, a integridade física dos bombeiros e/ou pessoas jamais pode ser ameaçada ou colocada em segundo plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *