Calçadão de Ituiutaba completa 40 anos neste mês de Abril

O Calçadão da Avenida 15 de Ituiutaba (MG) foi construído em 1981, pelo Vice-prefeito Eurípedes da Costa Mello, quando ocupou o cargo de Prefeito de 16/02/81 à 16/04/81, durante licença do então Prefeito Acácio Alves Cintra.

Conta-se, que o projeto inicial era de que o calçadão se estendesse até à Rua 24, porém a administração do Líder Hotel se opôs veementemente, alegando que isso prejudicaria o acesso de seus hóspedes. Em meio à polêmica, Acácio Cintra retornou e suspendeu o projeto, permanecendo o Calçadão apenas no trecho entre as Ruas 20 e 22.

Costa Mello – como era conhecido – deu início às obras do Calçadão no dia seguinte à sua posse e, durante esses dois meses, ele não só concluiu a obra, como também fez muito mais, provando que mesmo num curto espaço de tempo, tendo “vontade política e criatividade” é possível realizar.

Registro do Calçadão de Ituiutaba feito no dia 15/04/21. Foto: Clésio Braga / Canal Janela Aberta

O calçadão, que foi muito movimentado pelos jovens na década de 80 e 90, também já abrigou o Banco Real, as Sorveterias Taça de Ouro e Feitiço com uma variedade invejável de sorvetes, o Pilão que servia um imbatível filé à parmegiana, além de fliperama e bar com música ao vivo.

Hoje, ele continua sendo o coração da cidade, num pulsante caminhar de centenas de pessoas que ali transitam diariamente, seja indo e voltando de seus trabalhos, fazendo compras, ou simplesmente em um passeio ao ar livre, bem no centro da cidade.

Nos seus 40 anos de existência, o Calçadão passou por algumas reformas, mas o que se vê nos últimos anos, é seu clamor silencioso por uma revitalização que lhe traga de volta a beleza de outrora.

Parabéns, Calçadão de Ituiutaba, pelos seus 40 anos acompanhando gerações e fazendo parte da história de Ituiutaba!!

Via: Helenice Queiroz

Deixe uma resposta