Nesta quinta-feira, 2 de janeiro de 2025, um caminhão de coleta de lixo com registro de furto em 2023 no estado de São Paulo saiu da pista na rodovia MG-255, no município de Frutal, e tombou no acostamento, revelando a irregularidade. O acidente ocorreu na ponte do Bebedouro, na altura do KM-05, e deixou três pessoas feridas.
De acordo com as autoridades, o veículo furtado vinha sendo utilizado em serviços de coleta de lixo no município de Frutal. Durante o trajeto, o motorista, de 71 anos, perdeu o controle após se abaixar para pegar um pão de queijo que caiu no assoalho, enquanto conduzia com um pneu furado. O caminhão tombou, deixando o condutor internado com dores pelo corpo e os outros dois ocupantes levemente feridos.
O incidente expôs a situação irregular do veículo, que estava em atividade mesmo com um registro de furto ou roubo registrado há quase dois anos. Após o atendimento às vítimas, o caso foi encaminhado para investigação, que deverá apurar as circunstâncias que levaram o caminhão furtado a ser incorporado aos serviços públicos.
As autoridades investigam possíveis falhas na regularização do veículo e sua relação com o serviço público de coleta de lixo na cidade.
ATUALIZAÇÃO:
A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Frutal publicou uma nota sobre o caso:
“A Ambientalix informa que o caminhão envolvido no acidente pertence a empresa Minas Transportes e foi locado para a realização do serviço de limpeza urbana na zona rural do município de Frutal. O acidente aconteceu após a realização do serviço. É importante salientar que a empresa possuiu normas internas de conduta aos motoristas, que são orientados no que diz respeito à direção defensiva e preventiva, com máximo respeito às leis de trânsito e com a recomendação expressa de que qualquer problema ou irregularidade deve ser comunicado, para que seja feita a solicitação de troca do veículo quando necessário.
A empresa não tinha conhecimento das irregularidades do veículo, uma vez que recebeu os comprovantes de pagamento das taxas de licenciamento e aguardava pelo envio do documento oficial do Detran (CLRV).Todos os demais caminhões utilizados pela Ambientalix para o serviço de limpeza urbana estão devidamente regularizados.
A empresa lamenta o acidente e está à disposição para prestar toda a assistência necessária às pessoas feridas.”