Nesta terça-feira (17/05) de maio de 2022, por volta das 10h50min, os bombeiros receberam uma solicitação para o salvamento de um animal silvestre em risco, o animal em questão tratava-se de um gavião carcará que estava no jardim do estabelecimento do solicitante, sem conseguir realizar voo.
Segundo relatos, o animal parecia apresentar ferimentos em suas asas, ficando desta forma em perigo, exposto as adversidades e aos animais que poderiam vir a ser predadores do mesmo.
Prontamente os bombeiros militares do 2º Pelotão BM de Ituiutaba se deslocaram para o endereço citado, fizeram a contenção da ave, e a conduziram até uma clínica veterinária parceira da instituição tendo em vista que a ave estava lesionada e necessitava dos devidos cuidados especiais antes de ser devolvida ao seu habitat natural.
Já na tarde desta quarta-feira (18/05), o salvamento foi realizado na rua 32, no bairro Progresso. No local, de acordo com o solicitante, havia um gato no seu quintal, acuado por um cachorro, sendo que o gato se mostrava bastante agressivo ao tentar retirá-lo do local.
A Guarnição de Bombeiros, com uso dos equipamentos adequados realizou a captura segura do gato, que não apresentava nenhum sinal de lesão. Logo em seguida, ele foi encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses da cidade.
O Corpo de Bombeiros Militar orienta que nestes tipos de situações que envolvam uma emergência com animais silvestres/ perigosos e/ou em risco, a população ligue no número 193 e peça ajuda, não se coloque em risco tentando resolver a questão apresentada.
O bombeiro militar possuí treinamento adequado e material específico para atuar nestas ocorrências.