CBMMG finaliza processo de troca de fardamento operacional; o uniforme cinza deixa de ser utilizado dando lugar ao laranja fluorescente.

Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (CBMMG) finalizou o processo de troca do fardamento operacional, nesse dia 29 de junho de 2020. Com isso, o uniforme cinza deixa de ser utilizado dando lugar ao laranja fluorescente.

Essa troca começou no ano de 2019, sendo que os militares tiveram um prazo de mais de um ano para se adaptarem e adquirirem os seus novos uniformes dentro dos padrões.

Entre os motivos para a adoção dessa cor, está a segurança no teatro de operações, pela questão da visibilidade, além de ser considerada a cor universal do salvamento.

Ademais, o novo fardamento operacional possuiu tecnologia e medidas de segurança superiores ao antigo, a citar: reforço nos cotovelos, faixas refletivas, joelheiras removíveis, ajustadores largos nas mangas, bolsos do tipo fole, fechamento em zíper, reguladores para joelheiras, elástico no cós e costuras reforçadas.

Assim, o novo fardamento do CBMMG atende às mais recentes diretrizes do Instituto Nacional Americano de Padrões (ANSI / ISEA), para a seleção e utilização de vestimenta de segurança de alta visibilidade, capaz de sinalizar visualmente a presença do usuário em condições de pouca luz e à noite.

Além de atender a uma organização reconhecida mundialmente, também está de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especificamente com norma NBR 15292:2013, a qual também cita os requisitos para vestimenta de segurança de alta visibilidade.

Em suma, a cor é internacionalmente utilizada em operações de busca e salvamento, devido ao fato de ter mais visibilidade em ambientes noturnos ou de visualização prejudicada, como as rodovias.

Á exemplo, os militares do CBMMG utilizaram a farda laranja na maior operação de busca e salvamento ininterrupta da história do Brasil, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão.

A partir de várias medidas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está sempre em busca de aprimorar os seus recursos humanos e materiais, além de buscar novas técnicas e táticas que propiciem aos seus integrantes e à população mineira, segurança e confiança.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *