CBMMG realiza curso em Ituiutaba para reciclar guarda vidas civil

Iniciou no dia 17 de janeiro de 2022, no 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Ituiutaba, o curso de reciclagem de guarda vidas civil.

O curso tem por objetivo regular a reciclagem dos guarda vidas civil já formados no município tijucano e região para atuarem na prevenção em piscinas, rios e lagos.

O credenciamento em questão tem validade de dois anos e o profissional precisa manter-se cadastrado junto ao CBMMG para atuar na área.

Baseado na Portaria nº 33/ 2018, o curso foi dividido em parte teórica e prática com o objetivo de formar profissionais capacitados para esse serviço.

A parte teórica teve fim nesta sexta, dia 21 de janeiro e os discentes tiveram aulas de Primeiros Socorros, onde aprenderam a avaliar o paciente e definir os graus de afogamento, aplicando técnicas referentes à avaliação primária, secundária e continuada em vítimas de agravos clínicos e traumáticos.

Contaram também com os ensinamentos sobre técnicas de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), juntamente com a utilização do DEA (Desfibrilador Automático Externo), assim como tratamento de lesões, ferimentos, emergências clínicas e transporte de vítimas.

Na próxima semana, a partir do dia 24 de janeiro, os alunos terão as atividades práticas realizadas nas piscinas de clubes da cidade, com o objetivo de treinar o condicionamento físico, resistência e confiança necessários para realização de prevenção e salvamento em ambiente aquático.

Ao término do curso, dia 28 de janeiro, os alunos terão seu credenciamento renovado e poderão exercer as funções no âmbito da prevenção aquática, trazendo mais segurança aos banhistas na região.

O Corpo de Bombeiros Militar se empenha e oferta a reciclagem desses profissionais, pois acredita que a prevenção é a melhor ação no combate ao acidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *