Na manhã dessa segunda-feira (03/05), o 2º Pelotão de Bombeiros Militar recebeu um chamado via 193 solicitando ajuda para resgatar uma pessoa do sexo masculino, de 38 anos de idade, que se encontrava dentro de uma cisterna, em uma chácara da Rua Ubaldo da Rocha Catuta, no bairro Distrito Industrial Manoel Afonso Cancella, em Ituiutaba (MG).
De imediato foi enviado uma equipe para o local onde se depararam com a vítima dentro de uma cisterna desativada e seca de aproximadamente 13 metros de profundidade.
Após estudo da situação foi aplicado às técnicas e equipamentos de salvamento em altura. Sendo necessário montar um sistema de redução de força com três pontos de ancoragem.
Foi fundamental que um Bombeiro Militar descesse na cisterna utilizando as técnicas de rapel para ajudar na colocação dos equipamentos e equipamentos de proteção individual para realizar a retirada da vítima com segurança.
Segundo relato do proprietário da chácara, a vítima estaria negociando o serviço de limpeza e de dar fundo na cisterna, sendo que para este fim a vítima desceu dentro da cisterna para verificar se daria para realizar o serviço, e que as pessoas que estavam no local não deram conta de realizar a retirada do mesmo sendo necessário o apoio do Corpo de Bombeiros para realizar o salvamento.
Após horas de trabalho intenso do CBMMG a vítima foi retirado sem lesões graves, somente sentia dores lombares, onde foi feito contato com o SAMU para realizar o transporte da vítima até o atendimento médico no Pronto Socorro de Ituiutaba, a cisterna foi deixada tampada com a tampa própria para evitar acidente.