CBMMG resgata felino preso em árvore no Bairro Portal dos Ipês

O CBMMG foi acionado na noite desta segunda-feira (15), por volta das 22h, na Avenida Naime Palis, Residencial Portal dos Ipês, para o salvamento de um felino em perigo.

Conforme a solicitante, um filhote de gato estaria preso em uma árvore de aproximadamente 6 metros de altura, há dois dias. Ainda segundo ela, foram feitas tentativas para retirar o animal, que é de rua, porém, sem sucesso.

Assim, uma guarnição de salvamento deslocou até o local para remover o animal em segurança. Após a análise da situação, os militares utilizaram de uma escada para conseguir alcançar o filhote, que conseguiu sair da árvore após a tentativa de captura, adentrando na mata próxima.

Casos semelhantes são atendidos rotineiramente pelo CBMMG. Os gatos conseguem subir no alto de uma árvore sem problemas. No entanto, na descida tomam uma atitude controversa, ao tentarem descer com a cabeça na frente.

A anatomia das suas garras é curvada para trás, e quando tenta iniciar a descida com a cabeça na frente, elas não se fixam na casca da árvore para frear o seu avanço. Por isso, não se sentem seguros. Os mais ágeis fazem o sentido correto, descendo com a parte traseira primeiro, ou são favorecidos por árvores com bastante galhos, que acabam por ajudar.

A orientação para esses casos é a de que se atente para o fato de que gatos sobem em árvores em busca de alimento. Mas, ao perceber que o felino não desce após um longo período de tempo, acione o CBMMG via 193. Para se ter ideia, após 2 dias o animal já corre sério risco de morte.

Foto: CBMMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *