No início da tarde deste sábado (29/01), o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado para realizar salvamento de animal em risco na Avenida Marechal Deodoro, bairro Maria Vilela. O animal tratava-se de um gato que estava preso na cerca concertina da casa do solicitante.
Rapidamente uma guarnição de bombeiros deslocou para o endereço citado, deparando-se no local com o felino preso pela calda na cerca de segurança sobre o muro na parte frontal do mesmo. O animal do sexo masculino, adulto, pelo cinza com branco não conseguia se libertar e quanto mais se debatia mais ficava preso nos dentes de aço afiados do subterfúgio de segurança da residência.
Utilizando as técnicas de salvamento terrestre, com o auxílio de uma escada e de um corta frio, com a utilização de luvas e capa do roupão de combate a incêndio como sendo EPIs necessários para a realização dos trabalhos para proteção contra-ataques do animal que estava agitado e agressivo visto que estava machucado e também evitar cortes no militar que atendia a ocorrência, parte da concertina foi cortada para libertar o gato.
O felino apresentava vários cortes pelo corpo e estava arredio pelo estresse causado pelo ocorrido. O mesmo foi deixado sob os cuidados do solicitante, proprietário da casa em que o bichano esteva preso e foi orientado a este que procurasse atendimento médico veterinário para o animal, assim como providencie a instalação de uma cerca elétrica entre os fios da concertina para evitar que novos episódios como esse se repita.
O Corpo de Bombeiros orienta a população para realizar o chamado via 193 quando se depararem com animais em riscos ou animais silvestres, para que seja realizado o salvamento/ captura de forma segura tanta para o solicitante quanto para o animal.