Comerciantes de Ituiutaba aguardam resposta do Executivo sobre suposta reabertura do comercio no dia 13 de Abril

Foi realizada no início da noite de ontem, segunda-feira, 7 de abril, uma reunião da comissão do Comitê Externo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus de Ituiutaba, na sede do 54º Batalhão de Polícia Militar.

A comissão é formada por membros do Poder Executivo Municipal, Poder Legislativo Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Gerência Regional de Saúde, Hospital São José, Hospital São Joaquim, Hospital Nossa Senhora da Abadia, Conselho de Pastores, UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, UFU – Universidade Federal de Uberlândia/Campus Pontal, Facmais – Faculdade Mai de Ituiutaba, Sindicato do Comércio e Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba.

Ao findar da reunião a comissão, sobre forte pressão, decidiu apresentar como sugestão uma suposta reabertura de determinados setores do comércio de Ituiutaba, na próxima segunda-feira, 13 de abril de 2020.

O Comitê levou o resultado da reunião com as regras definidas para os funcionários e clientes do comércio ao prefeito Fued Dib. Após isso, cabe ao chefe do Executivo emitir um novo decreto constando a flexibilização do Comitê, estando sujeito à alteração.

Se assinado um novo documento pelo prefeito, as empresas deverão se adequar no que tange:
  • Funcionários acima de 60 anos e que estão no grupo de risco devem ficar em casa;
  • Manter o distanciamento de 02 em 02 metros nos postos de trabalho e nas filas de clientes;
  • Disponibilizar álcool gel, álcool 70 % e/ou água e sabão;
  • Todos os funcionários tem que fazer o uso de máscaras.

“O prefeito não foi contra nenhuma medida do comitê até hoje. Ele acatou todas as decisões anteriores”, disse Mario Jacob, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba durante entrevista para o comunicador Ismael Barbosa, da rádio Difusora AM. Mario ainda ressaltou que a decisão do Comitê foi levada como sugestão ao Executivo.

Agora, cabe a todos aguardar se Fued vai assumir a responsabilidade do que pode ser chamado de um isolamento vertical em Ituiutaba. Ainda nesta terça-feira, o executivo se manifestará sobre o assunto.

Se os estabelecimentos comerciais do município reabrirem, o Canal Janela Aberta recomenda aos empresários que se organizem para voltar às atividades de suas empresas com responsabilidade. Contudo, está chegando o frio e com ele os sintomas da gripe, facilmente confundido com o covid-19.

Até ontem, Ituiutaba tinha 123 casos suspeitos de Coronavírus no município. Deste total, um paciente segue internado no hospital. Cinco resultados retornaram ao município testando negativos.

Por volta das 12h da tarde desta terça, a equipe de reportagem do Canal Janela Aberta conseguiu contato com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba, sr. Mario Jacob, para reportar mais detalhes do posicionamento da ACII, porém, conforme cumprimento da agenda dele, uma resposta será encaminhada ao canal ainda nesta data. Mais informações em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *