O Segundo Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba promoveu, na última sexta-feira (30), um treinamento intensivo voltado para a formação de brigadistas. A iniciativa teve como objetivo capacitar para servidores os da APAE para atuarem em situações de emergência, oferecendo conhecimentos em técnicas de combate a incêndios, primeiros socorros e procedimentos de evacuação segura.
O treinamento foi realizado no quartel do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba e faz parte de um programa contínuo de capacitação e conscientização. A proposta é fortalecer a cultura de prevenção e aumentar a segurança da comunidade em casos de risco.
Durante a atividade, os participantes receberam instruções teóricas e práticas conduzidas por bombeiros militares. Foram abordados temas como como agir em diferentes cenários de incêndio, procedimentos em acidentes e, principalmente, como manter a calma e a eficiência durante situações de tensão.

O treinamento começou com uma palestra sobre a importância da brigada de incêndio, destacando o papel fundamental dos brigadistas na prevenção e no controle de sinistros até a chegada do socorro especializado. Na parte prática, os participantes aprenderam a manusear extintores, utilizar mangueiras e realizar simulações de combate a incêndios controlados.
Além disso, houve uma abordagem detalhada sobre primeiros socorros, onde os brigadistas foram orientados sobre manobras essenciais, como a manobra de Heimlich (para desobstrução de vias aéreas), reanimação cardiopulmonar (RCP) e a realização de curativos em ferimentos comuns.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a realização de treinamentos como este reforça o compromisso da corporação em preparar a população para agir de forma rápida e eficiente em situações de emergência, reduzindo riscos e salvando vidas.
O Corpo de Bombeiros de Ituiutaba reforça que, em casos de emergência, a população deve acionar imediatamente o número 193.































































