Novos casos de suspeita de coronavírus foram divulgados em Uberlândia. Segundo informou nesta quinta-feira (27) a assessoria de comunicação do Hospital Santa Clara, dois pacientes estão internados na unidade com sintomas compatíveis. Exames são realizados.
Na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde já confirmou um caso em análise, de uma jovem que está internada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O estado de saúde dela é estável.
Sobre outros possíveis casos, o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, vai falar com a imprensa no fim da tarde.
Ainda conforme informou o Hospital Santa Clara, os pacientes são uma pessoa do sexo masculino que esteve recentemente na Itália e uma do sexo feminino que teve contato com a paciente que está internada no HC-UFU.
Eles passam por exames e são acompanhados juntamente com a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). O G1 perguntou para a Prefeitura se já foram notificados e aguarda retorno.
O hospital reiterou que são apenas casos suspeitos e segue as orientações do Ministério da Saúde. Reforçou ainda que está se preparando desde o início dos rumores de uma possível chegada da epidemia no Brasil.
Suspeita em Uberlândia
O primeiro caso suspeito de coronavírus em Uberlândia foi divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde. A paciente é uma jovem de 28 anos que esteve na Itália entre os dias 13 e 21 de fevereiro.
Ela foi internada ao apresentar sintomas compatíveis, como febre, tosse seca, dor de garganta e falta de ar leve. Segundo informou o Hospital de Clínicas da UFU, o estado de saúde é estável.
Em janeiro deste ano, o G1 noticiou que o HC-UFU é referência para 27 cidades das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba para tratamento de casos suspeitos da doença.
Coronavírus no Brasil
O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26), que foi comprovado o primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio da Itália. Esse é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.
Além dele, até o fim da manhã de quarta, o governo havia divulgado que existiam outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas que já foram descartadas.
Ciclo do novo coronavírus — Foto: Arte/G1