É hora de largar o celular? Médicos advertem sobre onda de pacientes com diversas dores

Os smartphones parecem estar sofrendo um certo declínio: muita gente tem trocado esses aparelhos por “telefones burros”. Agora, a fisioterapeuta e porta-voz da Associação de Fisioterapia dos Estados Unidos, Jessica B. Schwartz, advertiu sobre um alto crescimento no número de pacientes que chegam aos consultórios médicos com dores nas mãos, especialmente nas articulações e tecido mole, tais como tendinites nos dedos, polegares, pulsos, pescoço, ombros e a parte superior das costas. Esses problemas estariam sendo causados pelo uso excessivo dos celulares.

Má postura no uso de smartphones

Embora ainda não haja estudos conclusivos sobre a relação desses sintomas com os smartphones, há alguns indícios indicando que isso pode ser plausível. Segundo fisioterapeutas, enquanto as pessoas enviam mensagens de texto ou navegam pela internet, utilizam músculos e articulações de forma a tensioná-los mais do que o habitual.

Os especialistas afirmam que olhar para o celular com a cabeça baixa e pulsos flexionados também vai contra o que determina a própria evolução humana. Diversas posições e movimentos podem gerar pressões danosas sobre articulações, músculos, tendões e ligamentos, que simplesmente não estão acostumados a permanecer nessa posição durante muito tempo.

Segundo a cirurgiã ortopédica Jennifer Moriatis Wolf, o uso desmedido do telefone também poderia atacar os nervos. Quando uma pessoa segura o telefone com os cotovelos dobrados, ela comprime o nervo ulnar, que vai do pescoço até a mão, criando um aperto que pode causar dormência e fraqueza nos dedos mínimo e anelar.

Via: History Channel Brasil

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos