Uma equipe do Segundo Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba, tiveram que realizar o isolamento, na pista de caminhada, no domingo (06/02), da Avenida José João Dib, no bairro Progresso. O isolamento, segundo informou a assessoria de comunicação, é uma medida necessária para a retirada de enxame de abelhas, que se instalou em tronco de uma árvore tipo coqueiro, e a presença de pessoas passando pelo local, estava causando risco as mesmas e também significava uma forma de ameaça as insetos, que normalmente reage para defender o espaço.
“O local é de grande fluxo de pessoas, onde geralmente a população executa atividades físicas sendo necessária a captura dos insetos por equipe especializada. O local em questão está repleto de flores e frutos o que acaba ocasionando movimentação de pessoas em busca dos mesmos, gerando desconforto nas abelhas e consequentemente uma tentativa de defesa do seu ambiente”, informa a ocorrência. Os bombeiros, após avaliarem a situação, isolou o local com fita zebrada e orientou a população vizinha de como proceder até que o apicultor concluisse a captura dos insetos e devolver ao habitat natural.
De acordo com os Bombeiros, as abelhas têm extrema relevância para o nosso ecossistema, pois, oitenta por cento da polinização é feita por elas. Esta ação dos referidos insetos, exerce uma função muito importante na natureza, na medida em permite a formação de frutos e sementes, os quais, por sua vez, produzirão novas plantas.
.
O CBMMG deixa como orientação à população que em caso de enxames é importante acionar a corporação pelo número 193 solicitando ajuda, manter a distância adequada de segurança e não tentar espantar os insetos com fumaça ou outros artifícios. O bombeiro está preparado para atuar nestas situações e assim preservar o bem-estar da população.