Seis estudantes da rede estadual de Minas Gerais alcançaram o 2º lugar mundial na categoria Missão Impossível U14, destinada a competidores de 9 a 14 anos, durante a Fira RoboWorld Cup 2025, realizada em Daegu, na Coreia do Sul. O torneio, que reúne equipes de diversos países, começou na segunda-feira, 11 de agosto e segue até esta sexta-feira, 15 de agosto.
Os alunos integram a equipe “Na Mochila” e representam quatro escolas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era:
-
E.E. Padre Vidigal (Nova Era): Keuller Teixeira dos Santos, 14 anos, e Lucas Miguel Souza de Moura, 14;
-
E.E. Nossa Senhora de Fátima (Nova Era): Douglas Pietro Alvarenga, 16;
-
E.E. Alberto Pereira Lima (João Monlevade): Maria Fernanda Silva Dias, 15, e Maria Vitória Eduarda Silva, 16;
-
E.E. Doutor Geraldo Parreiras (João Monlevade): Jhonathan Guilherme Madeira Carlos, 16.
A equipe foi acompanhada pelas professoras Karina de Cássia Caetano (filosofia) e Francisca Daniella Andreu Simões Moraes (matemática). Segundo Karina, a participação representa mais do que o resultado obtido: “Representar o estado e o Brasil, viver uma nova cultura, praticar outra língua, trocar experiências e trabalhar em equipe está sendo uma oportunidade única para nossos alunos”.
Para viabilizar a participação, o Governo de Minas destinou R$ 240 mil em passagens e hospedagem, como parte de um investimento de R$ 2 milhões para custear integralmente as despesas de delegações mineiras em olimpíadas internacionais de matemática e robótica realizadas entre julho e agosto.
De acordo com a subsecretária de Estado de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, a conquista é resultado do trabalho conjunto de professores e estudantes. “É fruto da dedicação dos professores, do empenho dos estudantes e do incentivo que damos para que temas como tecnologia e inovação estejam cada vez mais presentes na nossa rede”, afirmou.
Sobre o torneio
Criada em 1996 pelo professor Jong-Hwan Kim, a Federação da Associação Internacional de Esportes Robóticos (Fira) organiza a mais antiga competição de futebol de robôs do mundo. O evento propõe desafios de referência em robótica e estimula a aprendizagem em STEAM — ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
Outros resultados internacionais
O desempenho na Coreia do Sul se soma a outras conquistas recentes de alunos da rede estadual. Marcos Paulo de Souza, da E.E. Doutor José Marques de Oliveira, em Pouso Alegre, conquistou medalha de ouro na Copernicus Olympiad – Global Round 2025, em Nova Iorque (EUA). Nicoly Gabrielle Pego e Nathan Miguel dos Santos, da E.E. Presidente Bernardes, também de Pouso Alegre, receberam medalha de bronze na Asia International Mathematical Olympiad (Aimo 2025), em Tóquio (Japão).
No total, entre julho e agosto, 43 estudantes e 16 servidores de 11 escolas estaduais foram selecionados para representar Minas Gerais e o Brasil em competições no Japão, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos, com todas as despesas custeadas pelo Governo de Minas.































































