Fogo consome cerca de cinco mil hectares de cana e pasto, em Gurinhatã

Um incêndio de grandes proporções foi registrado pelo CBMMG na tarde de domingo (25/07), na Zona Rural de Gurinhatã, em uma região mais conhecida como Jacuba, próximo ao Junco.

O fogo atingiu uma grande área de canavial incluindo pastos de propriedades particulares formando uma extensa nuvem de fumaça que pôde ser vista a quilômetros de distância.

O 2º Pelotão de Ituiutaba foi acionado por volta das 12h, deslocando uma equipe até o local onde se depararam com vários focos de incêndios espalhados por vários pontos da região. Um dos focos atingia uma faixa continua de aproximadamente mil metros de comprimento, sendo agravado pelas rajadas de ventos que difundiam o incêndio rapidamente.

A guarnição BM contou com o apoio de cinco caminhões pipa e uma aeronave que presta serviço de combate incêndio florestal da Usina BP, vários fazendeiros vizinhos com maquinários agrícolas também se empenharam no combate as chamas.

Segundo funcionários da BP, o incêndio atingiu uma área aproximada de cinco mil hectares de canavial e pasto em vegetação rasteira conhecida como branchiaria. Não foi possível identificar o que ou quem provocou o incêndio. O canavial pertence à empresa BP.

De acordo com informações o incêndio se iniciou as margens da rodovia em seguida se alastrando rapidamente pelas propriedades e causando danos ambientais em área de preservação permanecente (APP), canaviais e mata ciliar.

Após 7h horas de trabalho, as chamas foram extintas por completo e o local ficou em monitoramento pelos brigadistas da Usina. Em caso de emergências, ligue 193.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *