Furtos de cabos de iluminação geram diversos prejuízos em Ituiutaba

Um problema recorrente em Ituiutaba é o roubo de cabos de telefonia e de iluminação pública com o resultado em diversos prejuízos gerados para a população e, inclusive, aos cofres públicos. No início do mês de fevereiro mais um Boletim de Ocorrência relacionado à subtração desses materiais foi registrado pelo setor responsável pela iluminação pública no município, após furto em uma caixa de passagem instalada na Rua Josefa Amália Vieira até a outra extremidade, na Avenida Minas Gerais, no Bairro Novo Tempo II, com prejuízos à iluminação do setor, local conhecido como a “Travessia do Lago”.

Ainda no fim de 2020, crime semelhante foi registrado na Praça Maria da Gloria, no Bairro Lagoa Azul I, onde cabos foram furtados e, até hoje, quatro postes se encontram apagados por conta da ação criminosa e por questões do contrato em vigência que não prevê a reposição de fios furtados, sendo necessária solicitação e aprovação de novo orçamento a cada ocorrência.

No crime ocorrido na Travessia do Lago estima-se que foram subtraídos cerca de 200 metros de cabo de quatro vias e na Praça Maria da Glória outros 100 metros de cabo de quatro vias.

A empresa Nexsolar, que está implantando o sistema de geração de energia solar com placas fotovoltaicas nas escolas e creches, também tem reclamado sobre o furto de cabos dos padrões de energia novos que estão sendo montados para o funcionamento do novo sistema. Os autores se aproveitam do prazo que a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG solicita para efetuar a ligação do novo padrão para subtrair os cabos e disjuntores.

Vale ressaltar a população para que sempre que se deparar com situações semelhantes é fundamental a denúncia à Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG, através do 190 ou pelo 181.

O contrato vigente para a reposição de lâmpadas queimadas não contempla a reposição de cabos roubados, por isso, nos casos de furto é necessário que a empresa responsável pela iluminação pública faça solicitação de orçamento e aprovação junto à Prefeitura de Ituiutaba para realizar o investimento necessário nesses locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *