Na tarde deste domingo (06/08), a Polícia Militar de Meio Ambiente durante patrulhamento pela zona rural de Ituiutaba avistou no horizonte uma grande coluna de fumaça, momento em que os militares se deslocaram para identificar qual seria a origem e o local exato do fogo.
Diante disto, a Guarnição deparou com um incêndio de grandes proporções que estava afetando uma área de cerrado nativo, parte de um canavial e também uma área de “paidada” de uma propriedade rural.
Segundo a PM, uma grande cortina de fumaça colocava em risco os condutores que transitavam pela BR-365, altura do KM 732, aproximadamente 5 km da cidade de Tijucana.
Assim, o Segundo Pelotão de Bombeiros Militar foi acionado para combater o incêndio que estava fora de controle.
Para combater às chamas foi montada uma força tarefa envolvendo a Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, caminhões de combate ao incêndio de usinas da região e produtores rurais. Cerca de 30 mil litros de água foram gastos durante duas horas.
Ainda de acordo com a PM, não foi possível mensurar a extensão exata de área queimada, mas inicialmente pode se dizer que foram mais de 140 hectares (ou seja mais ou menos 140 campos de futebol).
A fortes indícios que incêndio tenha sido criminoso, mas esse fato será investigado posteriormente pela Polícia Civil da cidade de Ituiutaba. Provocar incêndio é Crime Ambiental com pena de reclusão de 02 a 04 anos, além de multa.
As autoridades orientam a população para que faça o contato via 193 o quanto antes em casos de incêndio, para que o combate seja realizado rapidamente, minimizando assim os danos e prejuízos.