No início da noite de ontem (02/08), o 2º Pelotão de Bombeiros Militar foi acionado para combater um incêndio em uma área próxima ao IFTM, onde a população a utiliza para descarte irregular de lixo.
A Guarnição de Bombeiros prontamente chegou ao local e aplicaram técnicas de combate a incêndio florestal. Estima-se que a área atingida foi de 2000 m².
Segundo os militares, os prejuízos dos incêndios florestais são imensuráveis. Fauna e flora são atingidas causando destruição ao meio ambiente, além dos problemas de saúde que afetam diretamente e indiretamente a população.
Ademais, os bombeiros relatam que não são poucos os animais encontrados mortos queimados nesses incêndios, sem falar da variedade desses bichos.
Somado ao dano ecológico, está presente também o risco para os Bombeiros que se deparam, durante o combate as chamas, com grandes labaredas de fogo, serpentes peçonhentas, animais selvagens, buracos e até mesmo armadilhas de caçadores.
Os BMs lembram a população que provocar queimada é crime. De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. A pena prevista é de reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa de até R$ 50 mil. Se for presenciado casos como este, denúncias podem ser realizadas de forma anônima via 181 ou mesmo com a Polícia Militar via 190.
O Corpo de Bombeiros orienta a população que realize o contato via 193 o quanto antes, para que o combate seja realizado rapidamente, diminuindo assim a área afetada.